domingo, 26 de maio de 2013

O CONDICIONAMENTO FÍSICO - fitness.



O conceito de condicionamento físico não é definido dentro de academia de ginástica, e sim em cada dia de nossas vidas quando temos que encarar fisicamente os obstáculos conhecidos e desconhecidos que aparecem na nossa frente, o inesperado. O dia-a-dia, senhores, é o nosso campo de testes, temos que estar preparados . E para isso capacitamos para um perfeito entendimento das variáveis que devemos ponderar para o ganho e manutenção do Fitness. (Friedman)
É para isso que treinamos.

As necessidades e os objetivos da prática de exercícios diferem para crianças, atletas, homens e mulheres, e ainda de acordo com a idade.

Uma prescrição de exercício deve especificar o tipo, a intensidade, a duração, a freqüência e o aumento progressivo da atividade física. Estes 5 fatores se aplicam aos programas de exercício físico para todas as pessoas independente de idade, da capacidade funcional e da presença ou não de doenças.

A prescrição de uma atividade física para ser realizada adequadamente, e com segurança para qualquer praticante, será melhor determinada através de procedimentos especializados em avaliar a aptidão física.

A seguir, apresentamos os princípios básicos que devem ser aplicados ao modelo de prescrição de exercício para manter ou melhorar a aptidão física.

Conforme o Colégio Americano de Medicina Esportiva, são as seguintes as recomendações sobre a quantidade e qualidade dos exercícios para desenvolver e manter a aptidão física e controlar a obesidade:

  • Tipo de Atividade: Qualquer atividade que utilize grandes grupamentos musculares, que possa ser mantida por um longo período de tempo e que seja de natureza rítmica e aeróbica (corrida, marcha ou caminhadas rápidas, natação, ciclismo, remo, pular corda, etc.).
  • Duração do Treinamento: De 15 a 60 minutos de atividade aeróbica contínua e descontínua (intervalada). A duração depende da intensidade do esforço. Assim, uma atividade de menor intensidade deve ser mantida por um período mais prolongado.
  • Freqüência do Treinamento: De 3 a 5 vezes por semana. Freqüências menores do que três vezes por semana tendem a não apresentar benefícios ao praticante, enquanto que acima de cinco vezes por semana apresentam um elevado risco de lesões ortopédicas e por isto devem ser evitadas.
  • Intensidade do Esforço: Preconiza-se a atividade física que corresponda a faixa entre 65% a 90% da freqüência cardíaca máxima (FCM), a FCM pode ser predita através da seguinte fórmula:
    FCM= 220 – idade em anos (Karvonen)*

Por exemplo, um indivíduo com 40 anos de idade terá uma Freqüência Cardíaca Máxima de 220 – 40 = 180 bpm. Logo, sua freqüência cardíaca de treinamento deverá ser de 117 a 162 batimentos por minuto (bpm), o que equivale respectivamente a 65% e 90% da FCM.

· Velocidade de Progressão: Na maioria dos casos, os efeitos do condicionamento permitem as pessoas que aumentem o volume total do trabalho realizado em cada sessão de treinamento. Nos esforços contínuos, isto ocorre devido ao aumento da intensidade ou da duração, ou ainda de ambos.

Os efeitos do condicionamento físico mais significativos podem ser notados já nas primeiras 6 a 8 semanas de treinamento (Osni Jacob, 1995).

*Existe forte corrente que não atribui a formula 220 -  idade ao Dr. Karvonen, inclusive ele mesmo.