.: OUTUBRO :.
TURMA A - CEPM - Av. Madre Benvenuta, 265 - Trindade.
TURMA B - ACADEPOL - Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 209 - Canasveiras - Florianópolis/SC
______________________________________________________________________
EMENTÁRIO
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Base
Anatomo-Fisiológicas do ser Humano
|
Carga Horária: 60 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Sistema circulatório, nervoso central, periférico
e autônomo. Vias nervosas. Sistema respiratório, digestivo urinário e
genital. Introdução ao sistema nervoso central como integrador e controlador
das funções vegetativas. Princípios da fisiologia cardiovascular,
respiratória e implicações clínicas corriqueiras.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Anatomia
do Aparelho Locomotor
|
Carga Horária: 15 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Introdução ao estudo da anatomia, osteologia,
artrologia, miologia.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Estatística
aplicada a educação física
|
Carga Horária: 30 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Escalas de medida. Organização e resumo de dados.
Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. População e amostras.
Distribuições. Curva Normal. Distribuição “t”.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Informática
e uso de Software de Educação Física
|
Carga Horária: 30 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Introdução ao uso do microcomputador na Educação
Física. Aplicações Estatísticas e Processador de textos.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas. Utilização do
software de gerenciamento de dados de avaliação física adquiridos neste
programa.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Medidas
e Avaliação
|
Carga Horária: 45 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Antropometria, proporcionalidade e composição
corporal. Fundamentos e análise quantitativa da proporcionalidade e da
composição corporal, relacionado ao homem e deste com as atividade físicas de
competição e relacionada a saúde. Avaliação Postural, Avaliação de
Flexibilidade, Testes de Campo.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Teoria
de prática pedagógica - I
|
Carga Horária: 45 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Contextualização histórica e epistemologia da
Educação Física no Brasil, enquanto área de conhecimento e práxis social
educativa. Paradigmas epistemológicos da produção de conhecimento na Educação
Física.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Atletismo
|
Carga Horária: 45 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Aprendizagem, avaliação funcional, fins e
objetivos de treinamento de atletismo. Teoria do planejamento de curto, médio
e longo prazo e os respectivos métodos de treinamento.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Orientação
|
Carga Horária: 30 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Histórico da orientação. Cartas e convenções
cartográficas. Bússola. Técnicas de orientação. Organização de competições e
treinamentos de equipes. Percursos de orientação.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Vivências
práticas – I
|
Carga Horária: 30 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Histórico e Introdução a ferramenta
Kettlebell. Características e justificativas do treinamento com o kettlebell.
Movimentos básicos. Desenvolvimento padrões motores adequados. Biomecânica
aplicada (ombro, coluna e quadril) ao kettlebell. Movimentos auxiliares.
Promoção da qualidade de vida e competências físicas.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Nutrição
e exercício físico
|
Carga Horária: 60 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Estudo dos nutrientes. Energia: gastos e necessidades
calorimétrica e metabolismo no exercício físico. Avaliação nutricional de
indivíduos adultos que praticam exercício físico. Alimentação do atleta em
diferentes situações.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Bases
fisiológicas do exercício
|
Carga Horária: 60 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Fisiologia do exercício físico. Sistemas de
fornecimento e utilização de energia, condições ambientais e desenvolvimento
humano. Recursos ergogênicos e desempenho.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Introdução
a cinesiologia
|
Carga Horária: 45 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Funcionamento do aparelho locomotor e aplicar os conhecimentos da
cinesiologia para a compreensão e análise do movimento humano. Introdução e
revisão da evolução da ciência cinesiológica; Fundamentos da
mecânica-alavancas. Definições, conceitos, terminologias, articulações e
movimento, planos anatômicos, cinemática, grandezas vetoriais e escalares,
ações de força, cinética, equilíbrio, centro de gravidade (analítico e
experimental), leis de Newton e o movimento humano.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Seminário
de TCC – I
|
Carga Horária: 20 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Revisão da metodologia de pesquisa. Orientação na
elaboração do trabalho de conclusão do curso. Apresentação e análise do
projeto de pesquisa.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Teoria
e prática pedagógica - II
|
Carga Horária: 45 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Articulação da integração entre teoria e prática
pedagógica da Educação Física; currículos e programas de ensino. Princípios
pedagógicos para o ensino da Educação Física. Metodologia de ensino: do
planejamento à avaliação. Matriz curricular da SENASP.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Vivências
práticas – II
|
Carga Horária: 15 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Experiência teórica e prática supervisionada em
instituições que propiciem a oportunidade de demonstrar e aperfeiçoar
competências nas modalidades de Atletismo e ORIENTAÇÃO, além de outras modalidades de interesse da
instituição. Vivências práticas nas modalidades de atletismo e orientação.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: TAF
|
Carga Horária: 15 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Manual de Educação Física – Testes, medidas e
avaliação do TAF – Teste de Avaliação Física.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Organização
de eventos esportivos
|
Carga Horária: 15 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Organização e administração de eventos
esportivos; estrutura organizacional e administrativa da Educação Física e
dos esportes no Brasil; planejamento de eventos esportivos e recreativos;
importância e forma de planejamentos; processo de organização de eventos
esportivos e recreativos. Modelos de Planejamento (Jogos Pan-Americanos Rio
2007 e Jogos Olímpicos Rio 2016)
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Princípios
do condicionamento físico e treinamento desportivo
|
Carga Horária: 45 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Princípios do condicionamento físico e treinamento
esportivo. Fatores no treinamento e seus componentes. Teoria do planejamento:
curto, anual e longo prazo. Metodologia e desenvolvimento do treinamento
esportivo. Fisiculturismo e Musculação Esportiva.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Esportes
Individuais – I
|
Carga Horária: 30 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Noções gerais sobre a regulamentação e a prática
de tênis de campo, tênis de mesa, ciclismo e outras modalidades de interesse
da instituição.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Vivências
práticas - III
|
Carga Horária: 15 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Powerlift Histórico, movimentos, cinética do
movimentos, correções e estratégias para desenvolvimento de força.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Atividade
física para saúde e capacidade de trabalho
|
Carga Horária: 60 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Benefícios gerais dos exercícios. Doenças
hipocinéticas. Prescrição de exercícios. Avaliação e controle nos programas
de exercícios. Indicações e contra indicações à prática de exercícios
físicos.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Atividade
física em situações especiais
|
Carga Horária: 30 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Benefícios da atividade física no processo de
prevenção e reabilitação metabólica/cardíaca. Benefícios no pré e pós operatório.
Indicações à pratica de exercícios físicos. Atividades físicas em situações
Especiais.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Esporte
coletivos
|
Carga Horária: 75 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Basquetebol - Revisão dos fundamentos
técnicos do basquetebol. Metodologias alternativas do treinamento do
basquetebol. Pré-tática – Tática individual e Tática de grupo. Tática
Coletiva – Sistema de jogo individual e zona no basquetebol. Contra – ataque.
Atualização das regras oficiais. Voleibol – A avaliação qualitativa e
quantitativa no voleibol; os procedimentos do professor/técnico em relação ao
voleibol; a análise das capacidades físicas e perceptivas de Fleishman e o
voleibol; as habilidades técnicas do voleibol; a correção do movimento
desportivo no voleibol; sistemas de defesa e ataque no voleibol; a preparação
física e psicológica e o voleibol. Futebol -
Generalidade e evolução no futebol e futsal. Organização e processos
jurídicos no futebol e futsal. Tática - sistemas de jogo no futebol e futsal.
Treinamento físico-técnico e técnico-tático no futebol e futsal. Esportes
Complementares – Resenha histórica do Esporte. Classificação esportiva.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Lutas
|
Carga Horária: 60 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Origem das lutas. Lutas como treinamento e
recreação dos guerreiros da antiguidade em seu tempo de paz. Lutas como
manifestação de uma filosofia de vida. Disseminação das lutas orientais pelo
mundo ocidental. Transformação das Artes marciais e desportos. Instrumentação
para a violência dos alunos de Artes Marciais. Metodologia de ensino das
Artes Marciais. Treinamento físico pela e para as Artes Marciais.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Vivências
práticas – IV
|
Carga Horária: 45 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Introdução à Aprendizagem Motora, Princípios de Performance Humana,
Princípios da Aprendizagem de Habilidades Motoras.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Psicologia
aplicada
|
Carga Horária: 60 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Relacionamento interpessoal. Percepção. Clima
psicológico da equipe – cooperação e competição. Comunicação interpessoal.
Liderança, poder e conflito.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Natação
e Salvamento
|
Carga Horária: 30 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Noções básicas dos gestos técnicos de natação.
Metodologias alternativas do treinamento. Aperfeiçoamento dos estilos crawl,
costa, peito e golfinho. Conhecimento interpretação e aplicação das regras da
natação. Noções básicas em salvamento no meio líquido.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Gerenciamento
de estresse
|
Carga Horária: 15 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
O campo teórico da saúde e trabalho. As
abordagens: do desgaste; da psicodinâmica do trabalho; do estresse
ocupacional; da ergonomia; do modo de vida. Investigações e intervenções
sobre saúde e trabalho. Trabalho e saúde em categorias ocupacionais
específicas. Metodologias no campo do trabalho e saúde; aplicações e limites.
As repercussões das doenças ocupacionais - LER, DORT – na saúde psíquica.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Programas
de atenção à saúde COACHING
|
Carga Horária: 30 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Necessidades em saúde a partir da lógica da
atenção integral; Linha de cuidado como base da organização da atenção; História e tendências da psicologia aplicada ao
treinamento físico e preparação de atletas; Ciência do comportamento, bases
teóricas, teorias da aprendizagem e personalidade; Estresse e Neurose no
esporte; Conceitos e aplicação das ferramentas de Coaching no contexto
esportivo.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Docência
do Ensino Superior
|
Carga Horária: 30 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
A docência no ensino superior. Aula e seu
processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades
didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior.
Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo
ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de
instrumentos avaliativos.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
PLANO DE CURSO
|
Nome da Disciplina: Seminário
Avançados em Saúde
|
Carga Horária: 70 h/a
|
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
|
Ementa:
|
Estudo sobre os fundamentos da educação, suas
bases teóricas e interface entre a educação e a saúde. Contribuição do
educador na formação de recursos humanos para a saúde e compreensão dos
fatores intervenientes no processo ensino aprendizagem. Reflexão sobre a
formação e a educação permanente de profissionais de saúde de nível técnico e
superior. Estabelecimento de relações entre a ação educativa e a prática do
profissional de saúde na comunidade. Metodologias educacionais aplicáveis a
programas de saúde. Desafios atuais na interdisciplinaridade entre educação e
saúde.
|
Metodologia:
|
A disciplina será desenvolvida através de aulas
teórico-práticas.
|
Modalidade: Presencial.
|
Avaliação da Aprendizagem:
|
Os alunos serão avaliados de forma prática
através da produção de trabalhos e avaliações escritas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário