.: calendário :.

.: OUTUBRO :.




TURMA A -  CEPM -  Av. Madre Benvenuta, 265 - Trindade.
TURMA B - ACADEPOL -  Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 209 - Canasveiras - Florianópolis/SC


______________________________________________________________________

EMENTÁRIO


PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Base Anatomo-Fisiológicas do ser Humano
Carga Horária: 60 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Sistema circulatório, nervoso central, periférico e autônomo. Vias nervosas. Sistema respiratório, digestivo urinário e genital. Introdução ao sistema nervoso central como integrador e controlador das funções vegetativas. Princípios da fisiologia cardiovascular, respiratória e implicações clínicas corriqueiras.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Anatomia do Aparelho Locomotor
Carga Horária: 15 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Introdução ao estudo da anatomia, osteologia, artrologia, miologia.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.



PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Estatística aplicada a educação física
Carga Horária: 30 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Escalas de medida. Organização e resumo de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. População e amostras. Distribuições. Curva Normal. Distribuição “t”.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Informática e uso de Software de Educação Física
Carga Horária: 30 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Introdução ao uso do microcomputador na Educação Física. Aplicações Estatísticas e Processador de textos.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas. Utilização do software de gerenciamento de dados de avaliação física adquiridos neste programa.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Medidas e Avaliação
Carga Horária: 45 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Antropometria, proporcionalidade e composição corporal. Fundamentos e análise quantitativa da proporcionalidade e da composição corporal, relacionado ao homem e deste com as atividade físicas de competição e relacionada a saúde. Avaliação Postural, Avaliação de Flexibilidade, Testes de Campo.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Teoria de prática pedagógica - I
Carga Horária: 45 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Contextualização histórica e epistemologia da Educação Física no Brasil, enquanto área de conhecimento e práxis social educativa. Paradigmas epistemológicos da produção de conhecimento na Educação Física.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Atletismo
Carga Horária: 45 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Aprendizagem, avaliação funcional, fins e objetivos de treinamento de atletismo. Teoria do planejamento de curto, médio e longo prazo e os respectivos métodos de treinamento.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Orientação
Carga Horária: 30 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Histórico da orientação. Cartas e convenções cartográficas. Bússola. Técnicas de orientação. Organização de competições e treinamentos de equipes. Percursos de orientação.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Vivências práticas – I
Carga Horária: 30 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Histórico e Introdução a ferramenta Kettlebell.  Características e justificativas do treinamento com o kettlebell. Movimentos básicos. Desenvolvimento padrões motores adequados. Biomecânica aplicada (ombro, coluna e quadril) ao kettlebell. Movimentos auxiliares. Promoção da qualidade de vida e competências físicas.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Nutrição e exercício físico
Carga Horária: 60 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Estudo dos nutrientes. Energia: gastos e necessidades calorimétrica e metabolismo no exercício físico. Avaliação nutricional de indivíduos adultos que praticam exercício físico. Alimentação do atleta em diferentes situações.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Bases fisiológicas do exercício
Carga Horária: 60 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Fisiologia do exercício físico. Sistemas de fornecimento e utilização de energia, condições ambientais e desenvolvimento humano. Recursos ergogênicos e desempenho.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Introdução a cinesiologia
Carga Horária: 45 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
            Funcionamento do aparelho locomotor e aplicar os conhecimentos da cinesiologia para a compreensão e análise do movimento humano. Introdução e revisão da evolução da ciência cinesiológica; Fundamentos da mecânica-alavancas. Definições, conceitos, terminologias, articulações e movimento, planos anatômicos, cinemática, grandezas vetoriais e escalares, ações de força, cinética, equilíbrio, centro de gravidade (analítico e experimental), leis de Newton e o movimento humano.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Seminário de TCC – I
Carga Horária: 20 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Revisão da metodologia de pesquisa. Orientação na elaboração do trabalho de conclusão do curso. Apresentação e análise do projeto de pesquisa.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Teoria e prática pedagógica - II
Carga Horária: 45 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Articulação da integração entre teoria e prática pedagógica da Educação Física; currículos e programas de ensino. Princípios pedagógicos para o ensino da Educação Física. Metodologia de ensino: do planejamento à avaliação. Matriz curricular da SENASP.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Vivências práticas – II
Carga Horária: 15 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Experiência teórica e prática supervisionada em instituições que propiciem a oportunidade de demonstrar e aperfeiçoar competências nas modalidades de Atletismo e ORIENTAÇÃO, além de outras modalidades de interesse da instituição. Vivências práticas nas modalidades de atletismo e orientação.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: TAF
Carga Horária: 15 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Manual de Educação Física – Testes, medidas e avaliação do TAF – Teste de Avaliação Física.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.


PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Organização de eventos esportivos
Carga Horária: 15 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Organização e administração de eventos esportivos; estrutura organizacional e administrativa da Educação Física e dos esportes no Brasil; planejamento de eventos esportivos e recreativos; importância e forma de planejamentos; processo de organização de eventos esportivos e recreativos. Modelos de Planejamento (Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e Jogos Olímpicos Rio 2016)
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Princípios do condicionamento físico e treinamento desportivo
Carga Horária: 45 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Princípios do condicionamento físico e treinamento esportivo. Fatores no treinamento e seus componentes. Teoria do planejamento: curto, anual e longo prazo. Metodologia e desenvolvimento do treinamento esportivo. Fisiculturismo e Musculação Esportiva.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Esportes Individuais – I
Carga Horária: 30 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Noções gerais sobre a regulamentação e a prática de tênis de campo, tênis de mesa, ciclismo e outras modalidades de interesse da instituição.

Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Vivências práticas - III
Carga Horária: 15 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Powerlift Histórico, movimentos, cinética do movimentos, correções e estratégias para desenvolvimento de força.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Atividade física para saúde e capacidade de trabalho
Carga Horária: 60 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Benefícios gerais dos exercícios. Doenças hipocinéticas. Prescrição de exercícios. Avaliação e controle nos programas de exercícios. Indicações e contra indicações à prática de exercícios físicos.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Atividade física em situações especiais
Carga Horária: 30 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Benefícios da atividade física no processo de prevenção e reabilitação metabólica/cardíaca. Benefícios no pré e pós operatório. Indicações à pratica de exercícios físicos. Atividades físicas em situações Especiais.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Esporte coletivos 
Carga Horária: 75 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Basquetebol - Revisão dos fundamentos técnicos do basquetebol. Metodologias alternativas do treinamento do basquetebol. Pré-tática – Tática individual e Tática de grupo. Tática Coletiva – Sistema de jogo individual e zona no basquetebol. Contra – ataque. Atualização das regras oficiais. Voleibol – A avaliação qualitativa e quantitativa no voleibol; os procedimentos do professor/técnico em relação ao voleibol; a análise das capacidades físicas e perceptivas de Fleishman e o voleibol; as habilidades técnicas do voleibol; a correção do movimento desportivo no voleibol; sistemas de defesa e ataque no voleibol; a preparação física e psicológica e o voleibol.  Futebol - Generalidade e evolução no futebol e futsal. Organização e processos jurídicos no futebol e futsal. Tática - sistemas de jogo no futebol e futsal. Treinamento físico-técnico e técnico-tático no futebol e futsal. Esportes Complementares – Resenha histórica do Esporte. Classificação esportiva.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Lutas
Carga Horária: 60 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Origem das lutas. Lutas como treinamento e recreação dos guerreiros da antiguidade em seu tempo de paz. Lutas como manifestação de uma filosofia de vida. Disseminação das lutas orientais pelo mundo ocidental. Transformação das Artes marciais e desportos. Instrumentação para a violência dos alunos de Artes Marciais. Metodologia de ensino das Artes Marciais. Treinamento físico pela e para as Artes Marciais.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Vivências práticas – IV
Carga Horária: 45 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Introdução à Aprendizagem Motora,  Princípios de Performance Humana, Princípios da Aprendizagem de Habilidades Motoras.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Psicologia aplicada
Carga Horária: 60 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Relacionamento interpessoal. Percepção. Clima psicológico da equipe – cooperação e competição. Comunicação interpessoal. Liderança, poder e conflito.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Natação e Salvamento
Carga Horária: 30 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Noções básicas dos gestos técnicos de natação. Metodologias alternativas do treinamento. Aperfeiçoamento dos estilos crawl, costa, peito e golfinho. Conhecimento interpretação e aplicação das regras da natação. Noções básicas em salvamento no meio líquido.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Gerenciamento de estresse
Carga Horária: 15 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
O campo teórico da saúde e trabalho. As abordagens: do desgaste; da psicodinâmica do trabalho; do estresse ocupacional; da ergonomia; do modo de vida. Investigações e intervenções sobre saúde e trabalho. Trabalho e saúde em categorias ocupacionais específicas. Metodologias no campo do trabalho e saúde; aplicações e limites. As repercussões das doenças ocupacionais - LER, DORT – na saúde psíquica.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Programas de atenção à saúde COACHING
Carga Horária: 30 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Necessidades em saúde a partir da lógica da atenção integral; Linha de cuidado como base da organização da atenção; História e tendências da psicologia aplicada ao treinamento físico e preparação de atletas; Ciência do comportamento, bases teóricas, teorias da aprendizagem e personalidade; Estresse e Neurose no esporte; Conceitos e aplicação das ferramentas de Coaching no contexto esportivo.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.


PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Docência do Ensino Superior
Carga Horária: 30 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
A docência no ensino superior. Aula e seu processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias  didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação  docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.

PLANO DE CURSO
Nome da Disciplina: Seminário Avançados em Saúde
Carga Horária: 70 h/a
Articulação com a Matriz Curricular Nacional:
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador.
Ementa:
Estudo sobre os fundamentos da educação, suas bases teóricas e interface entre a educação e a saúde. Contribuição do educador na formação de recursos humanos para a saúde e compreensão dos fatores intervenientes no processo ensino aprendizagem. Reflexão sobre a formação e a educação permanente de profissionais de saúde de nível técnico e superior. Estabelecimento de relações entre a ação educativa e a prática do profissional de saúde na comunidade. Metodologias educacionais aplicáveis a programas de saúde. Desafios atuais na interdisciplinaridade entre educação e saúde.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida através de aulas teórico-práticas.
Modalidade: Presencial.
Avaliação da Aprendizagem:
Os alunos serão avaliados de forma prática através da produção de trabalhos e avaliações escritas.


                       





Nenhum comentário:

Postar um comentário